AnaSofiaSerra_Site-9935_Edited

O gosto pela fotografia devo-o à máquina analógica que o meu pai usava frequentemente quando éramos pequenos. Mais tarde investi na minha própria Pentax ME Super com que fazia as reportagens fotográficas dos escoteiros até adulta, altura em que caiu em desuso o analógico e passou a ser o digital o mais comum e prático. Comprei a minha primeira máquina digital em 2007 e três anos mais tarde investi na minha primeira máquina profissional onde comecei, a sério, a investir em formação especializada e em objectivas mais luminosas, também profissionais. Passei pelo Instituto Português de Fotografia, CENJOR, Primeira Luz, vários workshops onde destaco os do Mário Príncipe em moda, Erika Verginelli em família, Juya Gentil em casamentos, Israel Luri em edição, Elena Shumilova, Iwona Podlasinska e Paula Kubiak em crianças.

O que nasceu de um hobby foi ganhando estrutura e crescendo. Hoje trabalho 100% em fotografia, institucional e familiar.

O que dizem os meus clientes

A sessão fotográfica foi uma daquelas manhãs que vai direitinho para o baú das melhores memórias de família. Mesmo. Porque nos divertimos imenso, porque a harmonia era visível e porque foi um momento de afetos. E sobretudo porque aquele dia mágico ficou guardado para sempre. Foi uma daquelas atividades de reforço de laços familiares. Sim, isso mesmo. Naquele dia tínhamos de nos deixar levar pelas indicações da Ana Sofia Serra que põe a alma e o coração nestes trabalhos. E demos o nosso melhor. No final, a forma como a objetiva da nossa fotógrafa-maravilha captou quem somos e deixou-nos surpreendidos connosco próprios. Ainda hoje aquelas imagens nos lembram todos os dias da alegria e do amor que nos une. E mais: estão por todo o lado. Lá em casa, nas casas dos avós, nos telemóveis, nas redes sociais, enfim… ficou tão bem que repetimos um par de anos depois. E haverá seguramente uma próxima vez… É, foi assim tão bom.

Leandra Pereira Coelho
Leandra Pereira Coelho

Escolhemos o trabalho da Ana Sofia Serra para reportar o baptizado da nossa filha Alice e ficámos bastante satisfeitos com o resultado final. O seu trabalho é bastante diversificado em perspectivas e composições, com diversas abordagens aliadas a uma apurada sensibilidade. Por isso, é bem possível que no baptizado dos gémeos Afonso e Tomás possamos recorrer de novo aos préstimos da Ana Sofia Serra.

Gonçalo Lobo Pinheiro
Gonçalo Lobo Pinheiro

Você é sem qualquer dúvida a nossa fotógrafa de eleição. Na altura das sessões nem nos damos ao trabalho de procurar outra pessoa! Pois sabemos que temos sempre um trabalho de excelência.

Laudelina Ganhão
Laudelina Ganhão

Lisbonne ville de rencontre...toujours magique. Merci Ana Sofia pour avoir photographié ce moment plein d’émotions. Nous avons apprécié ta pudeur et ta passion pour la  photographie. Merci pour ta gentillesse et ta simplicité.

José & Hervé
José & Hervé

A Ana é a fada das fotografias! Desde a sessão onde, com imensa paciência, carinho e alegria, põe toda a gente bem disposta e à vontade, às fotografias que ficam sempre o máximo, à atenção com os pormenores em todo o processo. Ficamos a sentir que fizemos a escolha certa com a Ana e ganhámos não só umas fotografias mais que giras, como ótimas memórias e imensa vontade de repetir!

Graça Teixeira Duarte
Graça Teixeira Duarte

Porque adoramos o trabalho da Sofia? Porque os seus olhos, cheios de amor pelo que faz, captam as emoções dos nossos melhores momentos, sempre com bom gosto e cheirinho a Arte. Sem pressões, só com simpatia, generosidade e oportunidade no momento do clique. Queremo-la sempre nos momentos felizes da nossa família!

Margarida Mendes
Margarida Mendes

Se tivesse apenas uma palavra para descrever o seu trabalho diria que é tão COMPLETA que transmite até o cheiro dos momentos. A sua objectiva capta os detalhes mais recheados duma história. Já contei com a sua visão para várias reportagens familiares, natalícias, aniversários, já leva dois baptizados e dois casamentos, já fotografou o catálogo da colecção da loja e já fotografou a decoração da minha casa, conheceu as curvas das minhas gravidezes, e até as rugas da bisavó. É com amor que nos capta e é com perfeição que nos entrega os álbuns (físicos ou digitais). Obrigada por já seres da família!

Joana Pinote
Joana Pinote
A Ana Sofia Serra é uma mulher de grande paixão e entrega à fotografia. Não só porque sabe muito daquilo que faz, mas também porque tem uma “visão” especial para captar registos com significado. Mas não é só isso. O seu ADN demonstra uma natureza humana de grande Bondade. Explico: Conheci a Ana Sofia Serra num workshop de fotografia realizado com a Iwona Podlasinska em 2017. Era a única fotógrafa amadora presente. E a Ana, a determinado momento, vendo as minhas realistas dificuldades em fotografar paisagem com uma lente de 25 mm, colocou a câmara dela nas minhas mãos e incentivou-me a mexer, a descobrir, a tirar fotografias com a máquina dela... Este gesto de pura Bondade despoletou o início de uma parceria que se estendeu para o meu projecto de Bodycasting. A Ana entendeu a minha essência e a essência do meu projecto, e captou em imagens o que até então não conseguia descrever por palavras. É isso só é possível com o desempenho de alguém que, amando profundamente o que faz, consegue transmiti-lo através de uma extraordinária entrega ao dispor dos clientes. Bem haja.
Ivone Dias, aka Gaipi
Ivone Dias, aka Gaipi

Lembro-me muito bem do nosso inesperado primeiro encontro e da sua enorme generosidade em tirar e oferecer as fotografias das minhas filhas (que continuam as melhores fotos delas!). E foi a descoberta de uma pessoa extraordinária com um talento incrível para captar a luz (lux=luxo) de tudo à sua volta.

Helena Amaral Neto
Helena Amaral Neto

A Sofia consegue em apenas um clique, captar a essência de quem fotografa, com um olhar diferenciador, cheio de emoção e criatividade. Além de ser uma Artista carregada de talento, transmite uma energia única e com uma imensa sensibilidade para os pormenores. A sua paixão pela fotografia sente-se de tal forma, que nos esquecemos por completo que estamos numa sessão e passamos para um momento repleto de boa energia e diversão.

Liliana Rocha da Acúcar à La Carte
Liliana Rocha da Acúcar à La Carte

A Sofia é de uma simpatia enorme e coloca-nos logo à vontade. Torna a sessão super descontraída e deixa-nos à vontade, o que faz com que seja muito mais natural e não forçado, que era exactamente o que procurávamos. O meu filho adorou e participou imenso. Recomendamos sem sombra de dúvida.

Anabela Júlio & família
Anabela Júlio & família
Quero fotografar as suas memórias

Conheça os meus serviços e como eles podem perdurar as suas memórias, da sua família ou da sua organização.